18 setembro 2011

Sob medida nunca mais!

Assim como as pessoas, as roupas também têm história. Nos trazem reflexões sobre trabalho, produtividade, pessoas, expectativas, imprevistos, desejos e vários outros sentimentos. Posto estas fotos e o que aconteceu na construção deste vestido.
Uma amiga me procurou para fazer um vestido para sua filha ir à uma festa de 15 anos. 
A festa seria no sábado, tomei as medidas na 2ª e enrolada com multitarefas, comecei a fazer o vestido na quarta, com tempo suficiente, a meu ver. Apesar da trabalheira que é costurar renda com cetim, tendo que alinhavar tudo, consegui fazer a prova na sexta à noite, certa que se houvesse diferença, seria pequenos ajustes no busto e cintura. 
Daí, só pregar o zíper e definir o comprimento pois, mãe e filha discutiam entre o curto e o muito curto. Porém,fiquei atordoada ao perceber que o vestido estava sobrando muito no busto e cintura. Sem entender nada, me disseram que a menina teve uma virose durante a semana e perdeu 3 k. Para ser mais exata; 6 cm no busto e 4 na cintura. 
Preocupada e chateada por não terem me avisado sobre o emagrecimento, fui prá casa desmanchar tudo e fazer de novo, ainda tive que fazer uma anágua para armar a saia, a pedido. Trabalhei até altas horas e todo o dia seguinte.  A mãe já estava uma pilha e em pânico, por mais que eu a tranquilizasse quanto ao vestido ser entregue a tempo, a culpa era só minha. Afinal, o cliente sempre tem razão! Terem omitido  a perda de peso nem era cogitado, eu que me virasse. 
Consegui entregar à noite, uma hora antes da festa.Vesti sua filha, dei o laço, acharam lindo e realmente, tinha ficado perfeito no corpo.
Três dias depois como não me procuraram, curiosa, liguei para saber como foi né?
Mais uma desagradável surpresa!!! o vestido não foi usado, arrumaram outro vestido (já tinham um plano B certamente) e a justificativa que não me convenceu, foi a anágua, coitadinha! fez a vez do caroço da azeitona na empada. Bem, educadamente, pedi à cliente o vestido de volta e disse-lhe que não precisava pagar. 
Decepcionada e triste com o fato, pude me recompor no consolo do resultado da costura, pois sei que dei o meu melhor: carinho, dedicação, comprometimento, ainda que não tenha atingido a expectativa da cliente. Mas, quem sabe, não era alta demais? afinal ela tinha visto uma foto de uma artista na internet. 
Enfim, foi um grande aprendizado para mim,desisti de costurar sob medida. Serei mais feliz fazendo meu próprio trabalho, livremente, produzirei melhor e de forma mais prazerosa; sem cobranças, compromisso de datas para entrega, cliente específico, etc.  

Um comentário:

vida disse...

Mas querida o importante é que ficou lindissimo,adorei,bjsssssss