16 junho 2011

A máquina de costura


Sou apaixonada por máquinas de costura, as antigas então, exercem uma atração!!!! acho que é porque ainda não consegui a minha tão sonhada aquisição relíquia, para decorar o ateliê. Mas, estou procurando.... "Máquinas de costura são brinquedos antigos, desde quando as mulheres deveriam cedo aprender as “prendas” necessárias para ocuparem o seu papel na vida dos maridos e da sociedade (nossa!)

maquina-de-costura-de-brinquedo2
Mas, ao invés de simbolo de imposições patriarcais, a máquina de costura é hoje um caminho para a liberdade, a expressão da criatividade."
Eu diria mais, que através dela podemos dissipar os problemas cotidianos, economizar com o terapeuta, restaurar sentimentos, buscar novos caminhosensinar a outros o que sabemos, nos realizar e principalmente, sonhar e ter esperança em um novo futuro.
 Após 18 anos com uma loja, quando decidi fechá-la, o que eu pedia a Deus é que me desse uma oportunidade de poder  trabalhar com algo prazeroso e realizador, haja vista, estar enfrentando grande stress e uma leve depressão. Com dificuldades financeiras e apreensiva com o futuro profissional. O que fazer? com quase 50 anos e pela 1ª vez sem trabalho. Passei a pesquisar muito pela net, fiz uma viagem ao SENAI- Bom retiro- SP e mergulhei dentro de mim mesma, fiz a partir daí a maior retrospectiva da minha vida; a minha essência aflorou e pude voltar-me ao passado, o que eu inicialmente desejei ser. E lá estava ela, a máquina de costura e os meus sonhos dizendo assim: Tá vendo! me ignorou por tanto tempo, pensou que ia conseguir ficar longe de mim? se deu mal!
É verdade, de todas as coisas que fiz até hoje, nunca algo me deu tanto prazer, estou feliz por ter vc minha amiga! aliás, minhas amigas, pois tenho 04 e já estou desejando uma 5ª, 6ª, e ainda não sou costureira, rsrsrsrs 

A invenção das máquinas de costura

Cultura inútil???...risos....
A máquina de costura tirou dos ombros de incontáveis milhões o trabalho enfadonho de costurar a mão e tornou disponíveis, a outros incontáveis milhões, mais e melhores roupas por apenas uma fração daquilo que custava antes de ter sido inventada.
Dia e noite, homens e mulheres em toda a parte do mundo vestem e usam artigos feitos com a máquina de costura, seja doméstica ou industrial.
A máquina de costura aumentou os guarda-roupas, tornou possível a produção em massa de inúmeros produtos e emancipou mulheres de todos os países, como nada mais o fez na história.
"Depois do arado, esta máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade", escreveu Lois Antoine Godey, em 1856. Mahatma Gandhi, o líder hindu, enquanto estava na prisão, aprendeu a costurar em uma máquina SINGER e mais tarde isentou-a em sua interdição sobre o maquinário ocidental. "Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas", disse ele.
Os primeiros inventores de máquinas de costura
A nenhuma pessoa isolada poderá, de pleno direito, ser dado o crédito total pela invenção da máquina de costura.
• Thomas Saint foi o primeiro a conceber a costura feita à máquina em 1790.
• Josef Madersperger fez a primeira máquina verdadeira para fazer costura, tanto conhecida como realmente usada.
• A primeira máquina americana a ser efetivamente fabricada foi a do Rev. John Adams Dodge.
• Barthelemy Thimmonier foi o primeiro a produzir máquinas de costura em quantidades comerciais e colocá-las em uso prático.
• A Walter Hunt pertence a honra de ter sido o primeiro a combinar uma lançadeira e agulha com olho na ponta para fazer uma costura fechada prática.
• John A. Bradshaw aperfeiçoou a primeira máquina de fabricação americana a ser vendida em quantidades comerciais.
• Elias Howe Jr. foi o primeiro a patentear uma máquina tendo uma agulha com olho na ponta que transportava um fio contínuo e fazia costura fechada.
• John Bachelder desenvolveu e patenteou a primeira máquina de alimentação contínua.
• Lerow e Blodgett inventaram a primeira lançadeira de movimento contínuo girando num plano horizontal.
• Allen B. Wilson contribuiu com o gancho rotativo e a alimentação de quatro movimentos em 1851.
• William O. Grover concebeu o dispositivo de ponto corrente de dois fios também em 1851.
• Isaac Merrit Singer tomou alguns dos princípios inventados por outros, combinou-os no mais prático arranjo, acrescentou características importantes de seu próprio projeto e deu ao mundo a primeira máquina de costura verdadeiramente prática.
No século passado, cerca de 46.000 patentes de máquinas de costura de várias espécies foram emitidas. Hoje, The Singer Company, a maior empresa na indústria de máquinas de costura, produz cerca de 250 modelos diferentes em todo o mundo.
A eletricidade e rolamentos aperfeiçoados aumentaram a velocidade na costura. Uma máquina de costura de uso doméstico pode fazer até 1.500 pontos por minuto. Já algumas de uso industrial chegam a fazer 7.000 pontos por minuto.

Esta eu encontrei na vitrine de uma loja em Arraial D´juda, não resisti e pedi prá fotografar.
Acreditem, se quiser, esta é um bolo!

 Esta é uma Singer 66 com estampa lotus, fabricada entre 1908 e 1909...
herança de família, pertence a Borboletas na barriga de Portugal.
Esta é chinesa, linda não? um luxo vintage.
Esta de pano, demonstra a paixão da crafter por máquinas
Esta tadinha, está tão gasta, precisa ser restaurada.

2 comentários:

Iara disse...

As maquinas e moveis antigos são de uma qualidade sem comparação

Anônimo disse...

Tenho uma quem pagar mais leva 53991505657