11 dezembro 2010

Cachoeira Pancada grande - Bahia


Uma delícia de ver e ouvir; romântico, leve, alegre, divertido, remete ao meu tempo de infância em que adorava tomar banho de chuva pelas ruas e brincar em baixo das bicas, escolhíamos a maior, onde caía bastante água. Acho que é por isso que adoro banho de cachoeira. Quando conheci Pancada grande, a nossa exuberante cachoeira, fiquei extasiada de emoção, tive uma sensação maravilhosa da grandeza de Deus e do espetáculo da natureza.

A cachoeira da Pancada Grande fica a 48 kms ao sul de Valença, localizada numa APA (área de proteção ambiental) de 50 hectares de extensão. Possui uma queda d’água de 50m e é cercada por densa vegetação. O poço principal é grande e perfeito para um bom banho. Mas cuidado com a correnteza. Passeios subindo o rio também são possiveis através de uma escada ao lado da cachoeira. O visual privilegiado da região de Ituberá compensa a subida cansativa.
Os adeptos dos esportes de aventura praticam o rapel nesta cachoeira, que oferece pelo menos duas descidas radicais de 50 metros. Para os mais sossegados, a cachoeira também propicia um delicioso banho nas piscinas naturais formadas tanto na base quanto no topo. As piscinas da parte alta são mais calmas e tranquilas, tornando o seu passeio ainda mais gostoso, como mostra o vídeo abaixo:

Nenhum comentário: