29 junho 2011

Ser Chique

"A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.
Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.
O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.
Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.
Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
Chique mesmo é parar na faixa e dar passagem ao pedestre e evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É “desligar o radar” quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!
Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.
Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz!"

Por Glória Kalil
” Se o primeiro e o último pensamento de seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça; Deus te mandou um presente: o Amor.”

Carlos Drummond de Andrade.

16 junho 2011

A máquina de costura


Sou apaixonada por máquinas de costura, as antigas então, exercem uma atração!!!! acho que é porque ainda não consegui a minha tão sonhada aquisição relíquia, para decorar o ateliê. Mas, estou procurando.... "Máquinas de costura são brinquedos antigos, desde quando as mulheres deveriam cedo aprender as “prendas” necessárias para ocuparem o seu papel na vida dos maridos e da sociedade (nossa!)

maquina-de-costura-de-brinquedo2
Mas, ao invés de simbolo de imposições patriarcais, a máquina de costura é hoje um caminho para a liberdade, a expressão da criatividade."
Eu diria mais, que através dela podemos dissipar os problemas cotidianos, economizar com o terapeuta, restaurar sentimentos, buscar novos caminhosensinar a outros o que sabemos, nos realizar e principalmente, sonhar e ter esperança em um novo futuro.
 Após 18 anos com uma loja, quando decidi fechá-la, o que eu pedia a Deus é que me desse uma oportunidade de poder  trabalhar com algo prazeroso e realizador, haja vista, estar enfrentando grande stress e uma leve depressão. Com dificuldades financeiras e apreensiva com o futuro profissional. O que fazer? com quase 50 anos e pela 1ª vez sem trabalho. Passei a pesquisar muito pela net, fiz uma viagem ao SENAI- Bom retiro- SP e mergulhei dentro de mim mesma, fiz a partir daí a maior retrospectiva da minha vida; a minha essência aflorou e pude voltar-me ao passado, o que eu inicialmente desejei ser. E lá estava ela, a máquina de costura e os meus sonhos dizendo assim: Tá vendo! me ignorou por tanto tempo, pensou que ia conseguir ficar longe de mim? se deu mal!
É verdade, de todas as coisas que fiz até hoje, nunca algo me deu tanto prazer, estou feliz por ter vc minha amiga! aliás, minhas amigas, pois tenho 04 e já estou desejando uma 5ª, 6ª, e ainda não sou costureira, rsrsrsrs 

A invenção das máquinas de costura

Cultura inútil???...risos....
A máquina de costura tirou dos ombros de incontáveis milhões o trabalho enfadonho de costurar a mão e tornou disponíveis, a outros incontáveis milhões, mais e melhores roupas por apenas uma fração daquilo que custava antes de ter sido inventada.
Dia e noite, homens e mulheres em toda a parte do mundo vestem e usam artigos feitos com a máquina de costura, seja doméstica ou industrial.
A máquina de costura aumentou os guarda-roupas, tornou possível a produção em massa de inúmeros produtos e emancipou mulheres de todos os países, como nada mais o fez na história.
"Depois do arado, esta máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade", escreveu Lois Antoine Godey, em 1856. Mahatma Gandhi, o líder hindu, enquanto estava na prisão, aprendeu a costurar em uma máquina SINGER e mais tarde isentou-a em sua interdição sobre o maquinário ocidental. "Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas", disse ele.
Os primeiros inventores de máquinas de costura
A nenhuma pessoa isolada poderá, de pleno direito, ser dado o crédito total pela invenção da máquina de costura.
• Thomas Saint foi o primeiro a conceber a costura feita à máquina em 1790.
• Josef Madersperger fez a primeira máquina verdadeira para fazer costura, tanto conhecida como realmente usada.
• A primeira máquina americana a ser efetivamente fabricada foi a do Rev. John Adams Dodge.
• Barthelemy Thimmonier foi o primeiro a produzir máquinas de costura em quantidades comerciais e colocá-las em uso prático.
• A Walter Hunt pertence a honra de ter sido o primeiro a combinar uma lançadeira e agulha com olho na ponta para fazer uma costura fechada prática.
• John A. Bradshaw aperfeiçoou a primeira máquina de fabricação americana a ser vendida em quantidades comerciais.
• Elias Howe Jr. foi o primeiro a patentear uma máquina tendo uma agulha com olho na ponta que transportava um fio contínuo e fazia costura fechada.
• John Bachelder desenvolveu e patenteou a primeira máquina de alimentação contínua.
• Lerow e Blodgett inventaram a primeira lançadeira de movimento contínuo girando num plano horizontal.
• Allen B. Wilson contribuiu com o gancho rotativo e a alimentação de quatro movimentos em 1851.
• William O. Grover concebeu o dispositivo de ponto corrente de dois fios também em 1851.
• Isaac Merrit Singer tomou alguns dos princípios inventados por outros, combinou-os no mais prático arranjo, acrescentou características importantes de seu próprio projeto e deu ao mundo a primeira máquina de costura verdadeiramente prática.
No século passado, cerca de 46.000 patentes de máquinas de costura de várias espécies foram emitidas. Hoje, The Singer Company, a maior empresa na indústria de máquinas de costura, produz cerca de 250 modelos diferentes em todo o mundo.
A eletricidade e rolamentos aperfeiçoados aumentaram a velocidade na costura. Uma máquina de costura de uso doméstico pode fazer até 1.500 pontos por minuto. Já algumas de uso industrial chegam a fazer 7.000 pontos por minuto.

Esta eu encontrei na vitrine de uma loja em Arraial D´juda, não resisti e pedi prá fotografar.
Acreditem, se quiser, esta é um bolo!

 Esta é uma Singer 66 com estampa lotus, fabricada entre 1908 e 1909...
herança de família, pertence a Borboletas na barriga de Portugal.
Esta é chinesa, linda não? um luxo vintage.
Esta de pano, demonstra a paixão da crafter por máquinas
Esta tadinha, está tão gasta, precisa ser restaurada.

05 junho 2011

Um sonho todo azul


Hoje resolvi escrever este post, pois achei curioso ter começado vários projetos, todos na cor azul. As músicas vieram à minha mente, enquanto trabalhava ia cantarolando e comendo bis (azul), entre um chocolate e outro, devorei toda a caixinha; na próxima semana postarei as bolsas concluídas. 
Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito pra contar
Dizer que aprendi
Que na vida a gente tem que aprender
que um nasce pra sofrer
Enquanto o outro ri
Mas, quem sofre sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver
Ver na vida algum motivo pra sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar. 

(Tim Maia)

E esse amor é azul
Como o mar azul
Como no coração
Uma doce ilusão
Azul como a lágrima
Quando há perdão
Tão puro e tão azul
Que entra no coração
E esse amor é azul
Como o mar azul
Como o azul do céu
Que ilumina a paixão
Azul como a estrela
Do meu coração
Uma estrela azul
Que me enche de amor...
(Hudson e Edson)

Eu não sei Se vem de Deus
Do céu ficar azul
Ou virá
Dos olhos teus
Essa cor
Que azuleja o dia...


Essa côr não sai de mim
Bate e finca pé
A sangue de rei...
Até o sol nascer amarelinho
Queimando mansinho
Cedinho, cedinho (cedinho)
Corre e vá dizer
Pro meu benzinho
Um dizer assim
O amor é azulzinho...
Se acaso anoitecer
E o céu perder o azul
Entre o mar e o entardecer
Alga marinha, vá na maresia
Buscar ali um cheiro de azul. 

(Djavan)

Em meio ao post, buscando no You tube uma informação, deparei-me com este maravilhooooooso vídeo do Pe. Fábio de Melo. Belíssimo e de uma profundidade que me emocionou, compartilho-o neste blog, pois considero não só uma mensagem de vida, mas, um complexo vitamínico para a auto estima.

Bjs e fiquem com Deus!


Foi assim
Como ver o mar
A primeira vez
Que meus olhos
Se viram no seu olhar
Não tive a intenção
De me apaixonar
Mera distração e já era
Momento de se gostar
Quando eu dei por mim
Nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu
Dentro do seu olhar
Quando eu mergulhei
No azul do mar
Sabia que era amor
E vinha para ficar
Daria pra pintar
Todo azul do céu
Dava pra encher o universo
Da vida que eu quis pra mim
Tudo que eu fiz
Foi me confessar
Escravo do seu amor
Livre pra amar
Quando eu mergulhei
Fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul
De todo azul do mar
Foi assim como ver o mar
Foi a primeira vez que eu vi o mar
Daria pra beber todo azul do mar
Foi quando mergulhei no azul do mar
Onda que vem azul, todo azul do mar.
Onda azul, todo azul do mar. 

(Flávio Venturini)